Sonia Queimado Lima
(Luanda, 1971)
Pintora e artista plástica, Sónia Queimado-Lima nasceu a 23 de dezembro de 1971 na Lunda-Norte, Angola. Formou-se em Comunicação Gráfica e aprofundou os seus estudos artísticos na Escola António Arroio, no Instituto de Artes e Ofícios da FRESS e no AR.CO.
Ao longo do seu percurso profissional, trabalhou como maquetista e designer gráfica em diversas publicações, incluindo a Editorial Caminho, os jornais O Diário e Diário de Notícias, e a agência Traço e Meio Design. Atualmente, concilia essa atividade com a prática artística em pintura e desenho.
Desde 2023, é artista residente com exposição permanente no Centro de Artes da Ericeira. Participou em inúmeras exposições coletivas e individuais, em Portugal e no estrangeiro, com destaque para mostras em Lisboa, Tomar, Mafra, Gotemburgo (Suécia) e LX Factory.
A sua pintura é visceral e intensa, marcada por um uso expressivo da cor e por técnicas mistas que incluem acrílico, aguarela, pigmento, grafite, areia e colagem. Para Sónia, pintar é uma necessidade vital — uma forma de dar voz a emoções profundas, inquietações e estados de espírito.
As suas obras integram coleções privadas em Portugal, Espanha, Angola, Estados Unidos, Inglaterra, Suíça e Estónia.
Texto curatorial
Cristina Cabrita